Ergonomia: Qualidade de Vida na Pandemia

Por: DuoErgo - 18 de Julho de 2020
A recomendação ainda é Ficar em Casa e ter Atenção Redobrada para os cuidados com a higiene. Há muito o que se descobrir sobre a COVID-19, porém o indiscutível é que o distanciamento social é a melhor forma de prevenção e controle da proliferação da doença.
Essa mudança tão repentina em nossas vidas pode reduzir muito a qualidade de vida. Nos últimos meses, inúmeras foram as notícias sobre os aumentos de quadros clínicos ligados ao estresse, ansiedade, consumo exagerados de bebidas alcoólicas e outros comportamentos que vão na contramão da manutenção da saúde.
O isolamento social é vivido e sentido de formas individuais, alguns lidam com a situação mais tranquilamente, enquanto outros tem sua saúde (principalmente a emocional) muito comprometida.
Elencamos abaixo, 5 dicas que vão ajudar a manter a qualidade de vida em tempos de pandemia e distanciamento social, promovendo saúde física e mental:
1 - Crie uma Rotina
Tire o pijama! Faça seu dia acontecer!
Estabeleça horários para o trabalho, alimentação, descaso e lazer. Listas, agendas ou qualquer outra forma de planejamento podem ser muito úteis.
Está trabalhando em casa? Organize seu local de trabalho, dê preferência para ambientes iluminados e ventilados. Estabeleça um horário para começar e terminar.
2 - Controle o Consumo de Notícias
O consumo exagerado de notícias pode levar ao aparecimento de quadros de tristeza, ansiedade e até mesmo depressão.
Desative as notificações do celular, principalmente no horário de trabalho ou quando precisar se concentrar. Estabeleça apenas um momento durante o dia para se informar. Aproveite o restante do tempo livre para ler um bom livro, assistir um filme que lhe agrade! Quem sabe, reunir a família e simplesmente conversar, falar da vida, contar histórias para os filhos...
3 - Faça Exercícios
Ao estabelecer a rotina, não se esqueça de incluir a prática de exercícios físicos. Quem sabe não é hora de começar uma atividade diferente. Evite ir a academia ou lugares fechados. Muitas modalidades podem ser praticadas no tapete da sala!
A prática regular promove liberação de endorfina, um hormônio que nos dá a sensação de prazer e alegria.
4 - Prepare seu próprio alimento
Este é o momento propício para criar o hábito da alimentação saudável. Preparar alimentos em casa, garante uma refeição segura e de qualidade. Dê preferência para os alimentos frescos, in natura. Evite os industrializados.
Vá para a cozinha e convide seus familiares. Será um momento divertido e saudável ao lado de quem você ama.
5 - Descanse
Sim! Você tem que descansar.
Essa nova condição levou muitas pessoas a acumular tarefas: cuidar da casa, da alimentação, home office, ajudar os filhos com as atividades da escola...
Tudo isso gera grande sobrecarga física e mental. Dormir bem é fundamental para a recuperação do corpo.Pausas durante o trabalho, são muito bem-vidas.
Tudo isso vai passar!
Precisamos nos manter saudáveis!